audiencia1

 

            Ocorreu nesta sexta-feira, 27 de setembro de 2019, no Plenário da Câmara Municipal de Cruzeiro, a Audiência Pública referente à prestação de contas do 2º quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento começou às 14h20 e contou com a presença de Carlos Augusto Lage, ouvidor do SEMUS, Thales Chaves de Souza, assessor técnico, e dos vereadores Mário Notharangeli, Charles Fernandes e Maria Divina Guimarães.

Os dados apresentados mostraram que no 2º quadrimestre de 2019, a receita municipal não vinculada foi de R$ 37.113.814,41. Para cumprir a legislação, o município deveria aplicar na saúde o mínimo de R$ 5.567.072,16.

Considerando a aplicação de 27,47%, o percentual mínimo de 15% a ser aplicado em Saúde conforme LC. 141/2012 foi cumprido pelo município. Também foram apresentadas estatísticas referentes à produção ambulatorial municipal, como número de procedimentos e gastos expedidos.

Por meio de gráficos, os oradores explicitaram que as internações hospitalares aumentaram quando comparadas ao 2º quadrimestre de 2018; essa diferença se deu por conta dos procedimentos clínicos realizados.

A Audiência se encerrou com uma série de perguntas dos vereadores presentes acerca dos dados apresentados, tal como alguns questionamentos sobre o planejamento para o próximo quadrimestre.

Também foram colocados em pauta alguns projetos em andamento, como a Farmácia Municipal e o controle de zoonoses. A intenção era obter informações em relação ao desenvolvimento dessas iniciativas.

Por fim, Carlos Augusto Lage passou a palavra ao presidente da Câmara, Mário Notharangeli, que agradeceu a presença dos vereadores e finalizou a Audiência Pública elogiando o empenho e a honestidade dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.