A Câmara de Cruzeiro aprovou por unanimidade em sua última Sessão Ordinária, ocorrida em 23 de novembro de 2021, o Projeto de Lei que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas em âmbito municipal. De autoria da vereadora Sandra da Cunha (MDB), o Projeto representa uma ação importante no enfrentamento da precariedade menstrual, delineada pela desigualdade social e, portanto, pela falta de acesso aos itens de saúde necessários.

A viabilização da distribuição dos absorventes higiênicos não reflete apenas no âmbito da saúde municipal, mas também no direito à educação. Pois, levando em consideração a disparidade do contexto econômico, a insalubridade vivenciada por muitos indivíduos afeta diretamente o andamento escolar dos mesmos. Por esta razão, fomentar políticas públicas destinadas à promoção da qualidade de vida é essencial.

De acordo com a vereadora, “esse Projeto de Lei tem como objetivo levar dignidade às alunas em situação de hipossuficiência do ensino fundamental no município de Cruzeiro”. A autora ressalta também a importância da iniciativa, pois, sendo a única mulher eleita para este mandato na Casa de Leis, sente-se honrada em levantar tal bandeira.

Além da execução prática, com o fornecimento dos absorventes higiênicos, o Projeto proporciona também a abertura para um diálogo consciente e responsável sobre o tema. Em âmbito municipal, a ação da vereadora comporta um movimento necessário para o impulso dos direitos relacionados à saúde e educação.

CMC - Coordenadoria de Comunicação Social.