A Câmara Municipal de Cruzeiro promoveu na última quinta-feira, 21 de outubro, a Sessão Solene de entrega dos títulos de “Mulher Cidadã 2021”. O evento iniciou por volta das 19h no Plenário da Casa de Leis e contou com a presença dos vereadores Nelson Pinheiro (PL), Higmar Lopes (PSD), Carlos Alberto (DEM) e José Marcos (PSDB). Além destes, compuseram a mesa, a vereadora Sandra da Cunha (MDB), o ex-vereador Manoel Antunes Pereira e Diego Miranda (PSD), que presidiu a Sessão. A Solenidade foi conduzida pelo coordenador de Comunicação Social e secretário geral da Câmara Municipal, Miguel Júnior.

O primeiro diploma foi entregue à médica pediatra neonatologista Maria Beatriz Zeraik Lima Chammas. Além do consultório particular, a Dra. Beatriz também ocupa o cargo de diretora clínica da Santa Casa de Cruzeiro. Ao receber a título, Beatriz, agradeceu o reconhecimento e falou sobre a experiência de ser médica durante a pandemia de Covid-19. Após o discurso, sua cunhada subiu ao púlpito a fim de prestar uma homenagem em nome da família, na qual demonstrou enorme carinho e admiração.

IMG 3716 medio

Em seguida, o prêmio foi entregue à Maria Adelaide Moreira de Araújo, graduada em História e Geografia pela FIC e presidente do Instituto Tocando Corações. Na instituição são oferecidas diversas aulas, como música, artesanato, culinária saudável, entre outras. Disponibilizam também suporte psicológico, e cobertores e alimentos para algumas famílias carentes. Em seu agradecimento, Maria Adelaide demonstrou enorme gratidão e salientou a importância de nos colocarmos a serviço dos outros.

IMG 3740 media

A homenageada seguinte foi Maria Cláudia Silva Padula, formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Taubaté. Maria Cláudia ingressou na Prefeitura Municipal de Cruzeiro em 1982, onde atuou no Pronto Socorro Municipal da Vila Paulo Romeu, no cargo de agente administrativa e técnica. Atualmente ela está na linha de frente da Campanha de Vacinação Covid-19 e leciona no curso técnico de Enfermagem na ETEC Prof. José Santana de Castro, desde 1994. Em seu discurso agradeceu o recebimento do título e destacou a atuação de todos os seus colegas de trabalho no combate ao Coronavírus.

IMG 3772 medio

A penúltima homenageada foi Solange Ribeiro Magalhães Diniz, responsável pelo cargo de secretária de bairro na SEBAR, Vila Batista por 28 anos, onde chegou a ser presidente. Solange realizou diversas palestras sobre a cultura negra em diferentes regiões do Brasil, chegando a representar Cruzeiro em Brasília. Há 10 anos faz parte do grupo Estrela Guia da Folia de Reis, prestando serviços para a instituição e cozinhando em jantares, almoços e bailes beneficentes. Em seu discurso demonstrou gratidão em receber o título em questão.

IMG 3801medio

Por fim, a última homenageada foi Maria Ercília Silva Antunes Pereira, que não pôde estar presente por motivos pessoais, mas foi representada por seu marido, Manoel Antunes. Professora aposentada de Língua Portuguesa e respectivas literaturas na Educação Básica e Ensino Superior. Maria Ercília também foi professora voluntária de Português pela FORMARE (Maxion) e organizou provas de Português dos concursos de vestibular da Escola de Ensino Superior de Cruzeiro (ESC/ESEFIC). Em nome da esposa, Manoel, agradeceu o recebimento do diploma e a todos os presentes.

IMG 3817

Após a entrega dos diplomas, vereadores e vereadora falaram sobre a importância para a comunidade das cinco contempladas em suas respectivas áreas, além salientar a representatividade do título de Mulher Cidadã para a cidade. Em seguida, as homenageadas receberam de colaboradoras da Casa de Leis buquês de flores como agradecimento.

A Sessão foi encerrada por Diego Miranda que agradeceu a presença de todos novamente.

IMG 3895.jpgmedio