Nessa segunda-feira, 25de março, a Câmara rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo pelo qual o vereador Carlos Alberto Ribeiro pretendia instituir a Tribuna Popular. Ao justificar seus votos contrários, os vereadores destacaram alguns pontos que inviabilizariam a inovação no momento, entre os quais a fixação de tempo para a manifestação de representantes da população.

Como se acredita que em determinados casos até duzentas pessoas poderiam se inscrever para o uso da tribuna(dez minutos por sessão) para a manifestação de representantes da população, o que geraria uma extensa lista de espera, como explicou o vereador Diego Miranda. Isso traria o risco do mandato dos atuais vereadoers chegarem ao sem que a lista de espera se esgotasse, além da possibilidade dos problemas serem solucionados antes, tornando as inscrições inócuas.

Da mesma forma, foi dito que, como representantes escolhidos pelo povo para a defesa de seus direitos e representação de seus interesses, qualquer segmento poderá, como já vem acontecendo, manter entendimentos diretos nos gabinetes dos vereadores e, quando cabíveis, as sugestões são levadas à discussão plenária. E mesmo quando não estiverem nas dependências do Legislativo, há assessores para o agendamento de encontros, além de contatos via e.mail e redes sociais.