Cumprindo a Lei Orgânica do Município, o presidente Gabriel Fonseca acatou requerimento do suplente de vereador Antonio José Tavares, o “Toninho Bactéria”, empossando-o como titular da cadeira até então ocupada por Maria Aparecida do Nascimento Santos, a “Maria do Postinho”. Recentemente penalizada pela Justiça por infração cometida durante o exercício do seu mandato, Maria foi afastada dos quadros da Câmara Municipal de Cruzeiro.
Condenada em segunda instância, não conseguiu sua permanência na Casa, embora tenha efetuado o pagamento dos seis salários mínimo em que sua pena foi transformada. Ocorre que a Lei Orgânica do Município prevê o afastamento de qualquer vereador que tenha tido sentença transitada em julgado, como foi seu caso.
A então vereadora não deu entrada em nenhum documento que pudesse contestar o pedido de posse de Antonio José Tavares. Assim, não restou outra alternativa ao vereador Gabriel Fonseca que não a indicada pela Procuradoria Jurídica da Câmara, que inclusive o alertou sobre o risco de prevaricação.
Tavares foi empossado na sessão ordinária da última segunda-feira e, ao fazer seu primeiro pronunciamento, encerrou sua fala de estréia na tribuna com uma frase que os presentes entenderam como a definição do perfil que pretende impor ao seu mandato no Legislativo Municipal:
“Não vou ser vereador de A ou de B, vou ser vereador do povo de Cruzeiro”.

Bactéria

Antonio José Tavares, o “Toninho Bactéria”,  nasceu em 14 de abril de 1970. É solteiro e tem o ensino fundamental completo. Concorreu pelo PTC – Partido Trabalhista Cristão, integrante da coligação DEM, PPS, PSD, PTC.