Foto devolução

O ano de 2017 foi marcado na Câmara Municipal de Cruzeiro pela gestão transparente e responsável do presidente Charles Eduardo Fernandes. Nesse primeiro ano de gestão como presidente da casa, trabalhou principalmente com o corte de despesas. Uma das grandes marcas dessa gestão foi o investimento na capacitação dos servidores, com cursos e treinamentos, buscando conscientizar e melhorar o aproveitamento e desempenho de seus colaboradores. Foi feito um estudo para priorizar a aplicação de investimentos em infraestrutura, para que não houvesse gastos excessivos ou desnecessários.
A gestão de 2017 trabalhou pela diminuição de horas extras dos funcionários, além de diminuir pequenos custos em pequenas aquisições como água, cópias, café e gasolina, tais despesas que somadas representavam um alto valor. Uma das fontes que resultou em economia direta foi iniciar o trabalho com o aluguel de impressoras, cortando os gastos com a compra de cartuchos e manutenção. Outra forma de diminuir gastos foi à redução do número de eventos da Câmara, destinado ao Legislativo a sua natureza principal: legislar e fiscalizar.
Inúmeras conquistas foram alcançadas no ano de 2017, como a criação da Procuradoria da Mulher desenvolvida em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara e Procuradoria Jurídica, que possibilita ao munícipe um canal direto para o recebimento de denuncias. A renovação do projeto Câmara Jovem, que instrui e desenvolve a cidadania na juventude de Cruzeiro. O lançamento do Aplicativo para celular “Eu Cidadão” que possibilita a população, ter contato direto com os vereadores e seus assessores. A conquista do cartão benefício no valor de R$ 250,00 destinado aos servidores. Outro grande investimento foi feito na melhoria da comunicação, com mais velocidade de internet e maior utilização das redes sociais e site para interação com os munícipes, além da transmissão das sessões feitas pelo Youtube e em breve pelo Facebook. Dessa forma priorizando a transparência.
Grandes aquisições foram feitas nesse primeiro ano de gestão, visando à modernização, segurança e agilidade nos meios de trabalho. Foi feito um investimento de aproximadamente R$ 170.000,00, num novo parque de informática. O veículo utilizado pela Casa de Leis foi trocado por um modelo mais econômico, o que possibilitou doar a prefeitura o carro que era utilizado anteriormente. Durante o ano de 2017 foram feitas ao Poder Executo a doações de patrimônio que totalizaram mais de R$ 55.000,00 em valor bruto.
Um ano marcado por transparência, desenvolvimento e economia, não poderia ser diferente. Em seu primeiro ano de gestão, o presidente Charles Eduardo Fernandes, devolveu aos cofres do executivo o valor de R$341.853,14. Recorde histórico em números e proporcionais. Para 2018, entre os inúmeros projetos que fazem parte do planejamento, algumas das prioridades serão, a digitalização completa do arquivo resultando na disponibilização do acervo histórico do Legislativo na internet (será licitada em janeiro/2018). Outro sistema que será colocado em prática é o projeto Câmara Digital, com interação dos setores proporcionando uma diminuição nos custos e melhor eficiência. A Importante consolidação e ampliação da legislatura, permitindo uma consulta mais ágil, dinâmica e completa. E pensando na transparência ligada ao aprimoramento, modernizar o portal para melhor facilidade às informações.