Foto última sessão

Na última segunda-feira, 11 de dezembro, foi realizada na Casa de Leis a última Sessão de 2017. Estiveram presentes os 10 vereadores, além de dezenas de munícipes que lotaram o Plenário da Câmara. Ao ser chamado na tribuna para fazer o uso da palavra, o presidente Charles Eduardo Fernandes agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da população por estar sempre acompanhando o trabalho dos vereadores, e completou, “nesse primeiro ano de gestão como presidente da casa, trabalhamos principalmente com o corte de despesas, e, dessa forma, economizamos mais de 300 mil reais que serão devolvidos a prefeitura. Investimos na capacitação dos servidores, costeamos cursos e treinamentos, investimos em infraestrutura, diminuímos a quantidade de horas extras dos funcionários. Começamos a trabalhar com o aluguel de impressoras, cortando os gastos com a compra de cartuchos e manutenção, efetuamos a compra de um carro mais econômico, que nos possibilitou fazer para o poder executivo a doação do carro que utilizávamos anteriormente. Tudo com a intenção de economizar e capacitar melhor os servidores dessa Casa de Leis”.
Expôs ainda as grandes conquistas para o município com o ganho da Procuradoria da Mulher desenvolvida em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara, a conquista do Aplicativo “Eu Cidadão”, pelo qual a população pode ter contato direto com os vereadores e seus assessores, a conquista do MIT (Município de Interesse Turístico) em parceria com a Secretária de Turismo. Parabenizou o desempenho e conquistas alcançadas pelo prefeito Thales Gabriel para o município. Finalizou dizendo que 2018 será um ano de mais conquistas e trabalho, “buscamos uma câmara mais ágil, sem desperdício e transparente. O meu gabinete está sempre de portas abertas para receber a população, tirar dúvidas e auxiliar naquilo que for possível”, completou o presidente.
No uso da palavra todos os vereadores puderam fazer uma retrospectiva das conquistas e trabalhos desenvolvidos durante todo o ano de 2017. A vice-presidente da Casa de Leis, Claudete Lúcia de Araújo, destacou ter sido um ano de muito trabalho e conquistas para a cidade e seus moradores. Citou como exemplo a participação do município no Programa Via Rápida Empregos em parceria com o Governo do Estado, que profissionalizou dezenas de moradores com cursos de Pintura e Mecânica, possibilitando a eles o retorno ao mercado de trabalho. A vereadora Maria Divina lembrou-se da importância da união entre o Poder Legislativo e os cidadãos cruzeirenses, para juntos construírem uma Cruzeiro melhor para todos, buscando, assim, caminhos para solucionar os problemas do município.
Mario Notharangeli, vereador e 1º secretário, ressaltou ter sido um ano em que a Câmara desenvolveu um trabalho consistente e coerente junto do prefeito Thales Gabriel para solucionar os problemas da cidade. Comentou ainda da conquista da aprovação do Estatuto do Funcionário Público como uma grande conquista para 2017.
O vereador Jorge Currila, por sua vez, disse que, sem sombra de dúvidas, 2017, foi um ano de muita satisfação pelo volume de trabalhos realizados e exaltou estar focado para trabalhar ainda mais no ano 2018 em prol da cidade.
O vereador Sandro Felipe expressou seu agradecimento aos secretários pela boa vontade em colaborar com os vereadores sempre que solicitados, possibilitando assim solucionar as necessidades da população.
Já Sergio Blois entoou em suas palavras ter levado ao Poder Executivo, 433 indicações, sendo atendidas apenas 96. Disse que para o próximo ano irá intensificar as cobranças, levando em conta que ainda existem mais de 300 pedidos pendentes. Ressaltou ainda a importância em entender as limitações do Poder Executivo, com material humano, equipamentos e maquinas, e enfatizou acreditar que 2018 será um ano de maior desenvolvimento para o município.
O vereador Geraldo Luiz (Chinho) lembrou em seu discurso das dividas e más condições em que a Prefeitura foi deixada por gestões anteriores, e que juntos, os Poderes Legislativo e Executivo, lutarão para conseguir melhorias para a cidade de Cruzeiro. Exaltou o fato da Prefeitura mesmo com inúmeros problemas a serem resolvidos, nunca ter deixado de receber os vereadores, e finalizou exaltando a necessidade da fiscalização para a certificação de um bom funcionamento nos órgãos públicos.
Em suas palavras o vereador João Bosco (Bosquinho) expôs a importância do Poder Legislativo, que é devolver à população a confiança que lhes foi dada, mediante trabalho. Afirmou que, em 2017, trabalhou muito, buscando sempre soluções para resolver os problemas da população. Agradeceu a Prefeitura por sempre estar à disposição mesmo enfrentando dificuldades pela forma como foi encontrada.
O vereador Paulo Vieira, agradeceu a população presente, enfatizou a importância da Câmara ter entre seus vereadores 20% de mulheres, e exaltou que enquanto todo o Brasil discute essa questão, Cruzeiro saiu na frente por essa conquista. Parabenizou o prefeito Thales Grabriel por ter feito um trabalho brilhante durante o ano de 2017, e disse que juntos trabalharão para o desenvolvimento e crescimento de Cruzeiro. Finalizou dizendo que em 2018 lutará para o fim dos privilégios no município.
Ao fim da Sessão o presidente da Câmara, Charles Eduardo Fernandes, agradeceu novamente a presença daqueles que estavam no plenário, desejou a todos os cruzeirenses um feliz Natal e um ano novo cheio de conquistas. Garantiu que 2018 será um ano de ainda mais trabalho para o crescimento e desenvolvimento de Cruzeiro. Colocou-se a disposição da população e deu a sessão por encerrada.