salve

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro realizou ao longo desta última quinta-feira (29) a prestação de contas do setor referente ao segundo quadrimestre de 2022, a apresentação foi realizada pela secretária de saúde Maria Carolina Codelo com a presença dos vereadores Higmar Lopes, Diego Miranda, Paulo Filipe e o presidente da Câmara Jorge Luiz dos Santos.

Foram expostas aos vereadores ações promovidas para beneficiar a campanha “Agosto Dourado” que tem como objetivo aumentar a taxa de aleitamento materno em 50% até 2025. No dia 21 de julho foi realizado o “Primeiro Simpósio de Aleitamento Materno” no auditório do SENAI, onde foram tratados diversos assuntos sob a temática amamentação.

Durante este quadrimestre, duas unidades de saúde foram reinauguradas na zona rural, localizadas nos bairros Embaú Mirim e Brejetuba.

Referente às questões de vigilância epidemiológica, foi relatado aos vereadores sobre uma intensificação no controle das doenças COVID e Monkeypox, assim como o monitoramento de seus respectivos indicadores, também foi tratado à questão do controle de focos de dengue e o alerta para o período de chuvas.

A secretária expressou preocupação ao abordar a campanha de vacinação da Poliomielite por conta de uma queda de cobertura vacinal em crianças, de 4150 crianças aptas à vacinação apenas 2003 receberam a dose, aproveitou o espaço para convidar os pais a levarem seus filhos pequenos ao estande de vacinação.

Solicitou atenção secundária às questões referentes à saúde mental e mencionou a inauguração do Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) no dia 15/06/2022. Foi apresentado aos membros da Câmara o projeto Fila Zero, que busca reduzir as filas de espera por consultas por conta de mutirões de consultas, sempre prezando a qualidade e humanização no atendimento.