• Precisa de Informação? E-SIC
  • Atendimento ao público: 8:00 AM – 18:00 PM

Câmara Recebe Secretaria de Finanças para Audiência Pública referente à LDO para 2025

IMG 9972 1

Na última quinta-feira (27) a Câmara Municipal cedeu espaço para a realização de uma Audiência Pública com a Secretaria Municipal de Finanças às 17h para discutir os dados da Lei das Diretrizes Orçamentárias para 2025. Estava presente o vereador Carlinhos Stock Car (União), que presidiu a Audiência. A apresentação foi realizada pelo secretário Júlio César e a transmissão foi feita através do site oficial da Casa de Leis.

                  O secretário iniciou sua fala apresentando o ciclo de planejamento e orçamento do município. O primeiro passo foi criar o Plano Plurianual de Cruzeiro (PPA), e então a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Após a LDO, a Secretaria vai elaborar a proposta orçamentária anual (LOA), que será discutida, votada e aprovada até chegar à execução orçamentária e financeira. Os programas do PPA têm metas e indicadores quantitativos, a LDO explicita metas e prioridades para cada ano e a LOA reserva recursos para sua execução.

                  A estrutura orçamentária que servirá de base para a elaboração do orçamento-programa para o próximo exercício deverá obedecer à disposição a Estrutura Administrativa - Organograma, de que trata a Lei Complementar nº. 02, de 13 de fevereiro de 1998 e suas posteriores alterações.

      A proposta orçamentária, que não conterá dispositivo estranho à previsão da receita à fixação da despesa, face à Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, atenderá a um processo de planejamento permanente, à descentralização, à participação comunitária, e conterá reserva de contingência.

           Júlio César explicou que proposta orçamentária incluirá o orçamento fiscal referente aos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, seus fundos e entidades da Administração Indireta. A proposta orçamentária conterá o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades de saúde, previdência e assistência social, quando couber. O Poder Legislativo encaminhada pelo Poder Executivo, vem obedecendo os limites estabelecidos de conformidade com a Emenda Constitucional nº 25/2000 e 58/2009.

                Para atender o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, o Poder Executivo se incumbirá de estabelecer Programação Financeira e o Cronograma de execução mensal de desembolso, publicar até 30 dias após o encerramento do bimestre um relatório resumido da execução orçamentária, emitir a cada quatro meses o Relatório de Gestão Fiscal, bem como Avaliação das Metas Bimestrais de Arrecadação e Cronograma de Desembolso e fazer o desembolso dos recursos financeiros consignados a Câmara Municipal até o dia 20 de cada mês, sob a forma de duodécimos, ou de comum acordo entre os Poderes.

                O secretário afirmou que para cumprimento do disposto no § 1º do art. 48 da Lei Complementar nº 101/00 – LRF, o executivo realizará pesquisas inclusive por meio eletrônico, realização de audiências públicas para discussão das metas e prioridades, antes do envio de cada projeto à Câmara de Vereadores, no mesmo prazo fixado no “caput”, ficando garantido a participação popular. O Município deve aplicar, no mínimo, 25% (vinte cinco por cento) das receitas resultantes de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino, nos termos do Art. 212 da Constituição Federal, e aplicará, no mínimo, 15% (quinze por cento) da mesma base de receitas em ações de saúde pública.

                Os projetos de lei relativos à abertura de créditos adicionais serão apresentados na forma do detalhamento estabelecido na lei orçamentária anual. Dependerá da existência de recursos disponíveis para a despesa e será precedido de justificativa do cancelamento e do reforço das dotações, nos termos da Lei nº 4.320/64. Os créditos adicionais aprovados pelo Poder Legislativo serão abertos com a sanção e publicação da respectiva lei e edição de Decreto.

                Após a apresentação de Júlio César os vereadores parabenizaram o secretário pelo trabalho que a Secretaria de Finanças realiza no município. O vereador Carlos Alberto Ribeiro agradeceu a presença de todos e encerrou a Audiência.

CMC – Coordenadoria de Comunicação Social

Image

Câmara Municipal de Cruzeiro: Mais transparência e participação para você!

Informações de Contato

Av. Major Novaes, 499 – Cruzeiro/SP, 12701-330 comunicacao@cmcruzeiro.sp.gov.br
Horário de Funcionamento:
8:00 AM – 18:00 PM
Telefone:
(12) 3143-7591

Inscrever-se no Newsletter

Cadastre-se em nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias e atualizações

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados Hera Digital

Image

Arrived compass prepare an on as. Reasonable particular on my it in sympathize. Size now easy eat hand how. Unwilling he departure elsewhere dejection at. Heart large seems may purse means few blind.

Address

California, TX 70240

Email

support@windstripethemes.com

Contact

+44-20-7328-4499

Get Subscribed!