Cumprindo ordem regimental, a Câmara realizou Sessão de Exéquias para a prestação de homenagens póstumas ao ex-prefeito e seu ex-presidente Jorge José Santiago, falecido no nesse domingo, 19 de maio. Além do presidente Gabriel Fonseca, fizeram-se presentes os vereadores Mário Notharangeli, Sérgio Antonio dos Santos, Maria Aparecida do Nascimento Santos, Carlos Alberto Ribeiro, Antonio Carlos Marciano, Juarez Juvêncio e Marco Aurélio Siqueira da Rocha. Ausentes apenas os vereadores Diego Miranda e Charles Eduardo, ambos viajando a serviço.
Também presentes o vice-prefeito Rafik Zake Simão, representando o Poder Executivo Municipal, o prefeito José Luiz da Cunha, de Lavrinhas, os ex-prefeitos Celso de Almeida Lage, Fábio Antonio Guimarães e Paulo Roberto de Carvalho Scamilla, a delegada Juliana Puccini Viana, do Cepon - São Paulo. Também presentes os ex-vereadores Carlos Martins Antico, José Marques dos Santos, Marcelo Augusto Marcondes de Carvalho, Ismael Barbujiani Sigolo, Maria Ester de Carvalho e o filho do extinto, Diógenes Gori Santiago que, ao final, fez os agradecimentos aos presentes e aos amigos em nome da família.
O pastor Eli Moreira, da Igreja Assembléia de Deus, do Jardim América, e o diácono Getúlio, da Matriz da Imaculada Conceição, estiveram presentes para as orações ao lado dos filhos e demais familiares.
Vereador e prefeito
Vereador de 1964 a 1969 e sucessor de Hamilton Vieira Mendes na prefeitura, Santiago tornou-se uma das figuras mais conhecidas, respeitadas e queridas dos meios empresariais e políticos da cidade
Natural de Cavaco, localidade mineira, Jorge José Santiago, assim como seu pais, irmãos e demais familiares, fez de Cruzeiro a sua terra. Aqui plantou seus sonhos e fincou suas raízes, tendo sempre ao seu lado dona Iolanda, a fiel companheira e amiga, em uma união que lhes deu Diógenes, Dione, Navi e Landa. E genros, nora e netos. Como fruto do trabalho como empresário, vieram empreendimentos como Supermercado Santiago, Supermercado Mineirão, postos de abastecimento, distribuidora de rações e outros. Ele a família deram empregos, geraram divisas.
Participação ativa na vida política. Sempre linha de frente, ao lado de grandes personalidades da história local. Vereador e prefeito municipal nas décadas de 60 e 70. Inteligente e participativo, foi voz sempre ouvida e respeitada pela classe política. Fez escola na arte do diálogo. Sem se afastar das suas convicções políticas e sem deixar de defender suas idéias, sempre teve muita facilidade de dialogar com políticos de todas as tendências.
Jorge Santiago não via as pessoas como rivais pelo simples fato de não professarem sua cartilha política. Para ela, eram todas... pessoas, com idéias divergentes, todavia, todas dignas de respeito. E isso fez dele um ser humano especial, querido por todos, independentemente de cor político-partidária.
Presidiu esta Câmara Municipal quando ainda funcionava no andar superior do prédio da Rua Capitão Neco, onde está nossa Prefeitura Municipal. Compôs uma Câmara que teve nomes importantes da história política de Cruzeiro.
Sucessor de Hamilton Vieira Mendes e antecessor do primeiro governo de João Bastos Soares. Tinha muito orgulho por ter instituído e oficializado, durante o período em que exerceu temporariamente o cargo de prefeito, a bandeira do município, conforme o decreto de 19 de novembro de 1979. E, durante a administração Mário Notharangeli, fez questão de doar à Câmara o quadro que ali se encontra, retratando esse marco da nossa história.
Enquanto pode e a saúde permitiu, compareceu às solenidades da Casa de Leis, que amava de maneira inconteste. E sempre que convidado, tinha imenso prazer em ocupar a tribuna para saudações brilhantes e cheias de emoção.

Homenagens
A convite do presidente Gabriel Fonseca e na qualidade de amigo da família e contemporâneo de Jorge Santiago, usou a palavra para transmitir a seguinte mensagem em nome dos ex-vereadores:
“Exerci a atividade política nesta Casa de Leis desde o ano de... E por muitos anos transitei pelas salas e gabinetes da vida pública, como vereador e servidor. Como educador, vi surgir e crescer uma geração de cruzeirenses. Como político, trabalhei e convivi com expoentes dos mais diversos segmentos da comunidade cruzeirense. Caminhei ao lado de extraordinárias figuras, exemplos ímpares de existência produtiva, comportamento ético, atitudes coerentes, invejável honestidade e absoluta correção de princípios. Homens e mulheres dignos, que ajudaram a fazer desta uma cidade boa para se viver.
Pois, senhoras e senhores, entre tantos e tantos nomes, aqui nos reunimos para reverenciar a memória e render as últimas homenagens a um homem que deve ser citado como símbolo dos que fizeram por merecer todos os adjetivos que enobrecem um ser humano: o ex-prefeito, vereador e presidente desta Casa de Leis, Jorge José Santiago.
Agradeço ao presidente Gabriel Fonseca pela oportunidade de usar a palavra e render as homenagens póstumas como ex-vereador. E permito-me fazer desta a manifestação dos legisladores que por aqui passaram e conviveram com Jorge Santiago. Expresso à família enlutada nosso profundo pesar pela irreparável perda, mas, também trago-lhes a palavra de quanto foi honroso conhecer e conviver com Jorge Santiago.  Para todo o sempre, guardem no coração o orgulho de terem sido aquinhoados por Deus com um pai maravilhoso, assim como a nossa cidade teve também o privilégio de ter entre seus cidadãos um homem de vida reta, inquestionável inteligência e conduta ilibada.
Amigo de todos, carinhoso com todos.
Um apaixonado por Cruzeiro.
Com seus atos e ações foi escriuto um capítulo bonito e importante da história desta cidade, onde foi político e empresário empreendedor.
Vamos sentir falta da presença e da palavra amiga de Jorge. Mas, para todo o sempre, também vamos conviver com o orgulho de ter privado da sua amizade e nos servido da fonte de seus conhecimentos. Descanse em paz, grande amigo”.
O presidente Gabriel Fonseca falou em nome da Câmara e dos atuais vereadores cruzeirenses:
“Cresci ouvindo falar do senhor Jorge Santiago. Dos seus princípios e da sua honestidade. Também das suas qualidades de liderança política.
Meu pai Antonio sempre o teve na mais alta conta, da mesma forma que meu avô , Renato, e todos meus familiares.
Sei que nesta cidade foi sempre visto como um empreendedor de coragem e um cidadão profundamente dedicado às coisas da nossa terra. Não foi sem razão que ocupou os dois cargos mais importantes da nossa comunidade, o de prefeito e o de presidente desta asa de Leis.
Deixa um legado extraordinário, que seus filhos e netos haverão de honrar para sempre. E esta Câmara, que sempre teve o prazer de recebê-lo em nossas solenidades, jamais esquecerá a sua carinhosa presença. Em momento algum deixou de externar sua amizade e seu amor à esta Casa de Leis, que honrou como vereador de uma forma tão especial, que a nós, políticos desta nova geração, cabe honrar em toda sua extensão.
Em nome da Mesa e de todos os nossos vereadores, levo meu abraço amigo à família. E elevo nossas orações aos céus, pedindo a Deus que reserve ao senhor Jorge Santiago um lugar muito especial e à altura do seu merecimento no Reino celeste. E a se julgar pela bondade do seu coração, pela sua simplicidade, pelo espírito solidário e carinhoso, não temos dúvidas: sua alma repousará para sempre na paz da eternidade. E estará sempre a nos inspirar para o caminho do bem e da boa prática política.
É maneira de honrar a memória de quem sempre honrou esta Casa de Leis.
Que sua alma descanse em paz e nos inspire sempre para o caminho do bem e da grandeza de Cruzeiro”.