A Rua UM, do loteamento denominado “Alto da Boa Vista”, na Vila Novaes, passou a se chamar Rua Virgínia Teresa Penido, conforme proposta do vereador Sérgio Antonio dos Santos, aprovada por unanimidade.
Virgínia Teresa Penido nasceu em 13 de setembro de 1931, na freguesia portuguesa de São Cosmado, distrito de Viseu. Filha de Carlos Fernandes Rodrigues e de Maria Teresa Rodrigues, aos dois anos de idade veio para o Brasil com os pais e o irmão Carlos Fernandes em janeiro de 1935.
Estudou no Rio de Janeiro, onde a família fixou residência, e trabalhou como esteno-datilógrafa, em inglês e português, na Linotypo do Brasil S/A e na Pfizer Corporation do Brasil. No Rio, participou ativamente da Ação Católica na paróquia de Santa Mônica, no Leblon. Em abril de 1962, casou-se com José Sebastião Penido, engenheiro na Fábrica Nacional de Vagões, de Cruzeiro, onde o casal fixou residência.
Durante os dois primeiros meses, o casal morou na Fazenda Boa Vista, a convite da proprietária e amiga, Dona Celestina Novaes dos Santos Antunes, “dona Tita”. Do casamento nasceram cinco filhos: Marcos, Maria Teresa, Maria Clara, Luciano e Fernando.
Ao lado do marido, dedicou-se às obras sociais, como a Associação Cívica Feminina. No âmbito religioso, integrou-se às atividades do Oratório de Nossa Senhora Auxiliadora e, a partir da década de 1960, na paróquia de Santa Cecília. Integrou o grupo que trouxe para Cruzeiro o Movimento Familiar Cristão, o Curso de Noivos e o movimento Cursilhos da Cristandade, inclusive ministrando palestras.
Virginia Teresa, que sempre foi muito querida na sociedade local, faleceu em 28 de janeiro de 2001.