Em solenidade considerada pelos vereadores e todos os presentes como das mais emocionantes dentre as realizadas nos últimos anos pela câmara para outorga de título de cidadania, a Irmã Esmeralda, religiosa que fundou e dirige o Lar Padre José Gumercindo Santos, carinhosamente chamado de “Lar das Irmãzinhas, tornou-se cidadã cruzeirense” na noite da última sexta-feira, dia 20 de setembro.
Presidida pelo vereador Gabriel Fonseca, a sessão solene realizada na sede da instituição foi prestigiada pela prefeita Ana Karin e diversos secretários municipais, além de outras autoridades e numerosa platéia, entre os quais familiares, amigos e colaboradores da homenageada.
Coube ao vereador Juarez Juvêncio falar em nome da câmara. Também discursaram a prefeita, o padre Pedro Cardoso e o vereador Sérgio Antonio, autor da proposta que deu origem à homenagem, além do presidente Gabriel Fonseca.  Irmã Esmeralda, que se emocionou ao agradecer, também foi largamente homenageada com números musicais interpretados pelas crianças atendidas pela instituição e pelo conhecido cantor Ditinho Rodrigues.
Também foram lidas mensagens bastante singelas, enviadas pelo padre Fernando, bispo Dom Beni e pelo ex-prefeito Paulo Scamilla.

A nova cidadã

Filha de Antonio Andrade de Carvalho e Maria Araújo Dória, Irmã Esmeralda Andrade de Carvalho, nasceu em Paço Verde – Sergipe. Religiosa em Cruzeiro há mais de 30 anos, é do Noviciado Dom Bosco. Fundadora do Lar Padre José Gumercindo, trabalha na confecção de uniformes e está presente em todas as festas populares com sua barraca, para arrecadar recursos para a obra que ela dirige com muito amor e competência.
A razão da sua vida: o Lar Padre José Gumercindo. Quem a conhece e à sua atuação, é de opinião que, se possível fosse, merecia receber dois títulos de cidadania: pelos mais de 30 anos de trabalho e pela grandeza deste Lar.
A instituição é referência em sua área de atuação. Fundada em 1977 pela Congregação Divino Mestre, cuida de meninas em situação de vulnerabilidade, por carências emocional, social e econômica. Durante o dia, recebem alimentação, assistência médica, odontológica e psicológica, fono-audio-lógica e pedagógica.
Também funcionam oficinas educativas e profissionalizantes e espaços para recreação, lazer, atividades esportivas, biblioteca, laboratório de informática, atividades sociais e culturais. Tem aulas de música, Informática, noções básicas de Inglês, artesanato, dança, brinquedoteca... Tem reforço escolar, estudo especial de Matemática e oficina de leitura, tudo com a ajuda de voluntários.
Mais ainda: Projeto Abrigo, para meninas; Projeto Creche, para meninas a partir de quatro meses de idade até a fase de início da atividade escolar; Projeto Sócio-Educativo, para meninas em horário diferenciado do escolar, com várias atividades nas oficinas.