No mês de março, foram realizadas duas Audiências Públicas na Casa de Leis com a presença do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cruzeiro).

No dia 17/03, foi realizada a Audiência Pública sobre o aumento da tarifa de água no município, e também sobre a falta de água em alguns bairros da cidade.

Representando o Legislativo, estiveram presentes o presidente Diego Miranda (PSDB), o primeiro-secretário Thales Gabriel Fonseca (SD) e os vereadores Antonio Carlos Marciano (PROS), Carlos Alberto Ribeiro (DEM), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM) e Sergio Antonio dos Santos (PRB).

Além do diretor geral Luiz Horta, o SAAE foi também representado pelo diretor técnico Ruy Coutrin Neto e pelas chefes dos departamentos Jurídico (dra. Carla Helena Fernandes Ribeiro) e Administrativo (Mara Lucia Baptista de Carvalho).

O diretor Luiz Horta iniciou explicando que, pela legislação vigente, o SAAE pode aumentar a tarifa uma vez por ano e que, como o aumento do ano passado havia sido revogado, neste ano foi realizado o reajuste considerando o índice IPC/FIPE acumulado de 24 meses.

Para Horta, o aumento não foi abusivo, sendo que Cruzeiro continua sendo o município com tarifa de água mais baixa, passando a ter um custo mínimo de R$18. O diretor esclareceu ainda que a tarifa referente ao esgoto continuou sendo de 50% do que é pago pela água.

Segundo o diretor, grande parte dos gastos do SAAE correspondem à eletricidade, sendo que 85% dos gastos da autarquia se referem ao custo operacional. O reajuste foi a solução encontrada para que haja recursos para investimento em fontes alternativas de água, como poços artesianos, captação de água do Rio Paraíba, e futuramente um reservatório de grande porte.

Quanto à falta de água em alguns bairros, Luiz Horta afirmou que o SAAE já analisou a situação na Lagoa Dourada e Vila Crispim, e que em breve estará em funcionamento uma adutora para abastecer a região.

Os vereadores Marco Aurélio Siqueira da Rocha, Thales Gabriel Fonseca e Antonio Carlos Marciano, assim como os munícipes Zezé, professora Celina, João Adão, Roberto Tadeu, Edinho, Marilda e dr. Tarcísio, apresentaram diversos questionamentos, e foi consensual o pedido de que a administração municipal revogue o reajuste aplicado e de que o SAAE reveja o índice utilizado.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

No dia 29/03, o SAAE apresentou, também em Audiência Pública na Câmara Municipal, o relatório de suas contas referentes ao segundo semestre de 2015 e um comparativo com o mesmo período de 2014.

Representando a Casa de Leis, estiveram presentes os vereadores Antônio Carlos Marciano (PROS), Thales Gabriel Fonseca (SD), Sérgio Antônio dos Santos (PRB) e Diego Miranda (PSDB), e Gecilda, assessora do vereador Juarez Juvêncio dos Santos (PSB).

Os representantes do SAAE que compareceram foram o diretor geral Luiz Horta e o diretor técnico Ruy Coutrin Neto. O diretor Luiz Horta iniciou sua fala apresentando o valor de custos operacionais de julho a dezembro de 2015, que chegou ao total de R$ 5.865.447,23.

Atualmente, a autarquia funciona com 143 funcionários, sendo que 58 deles estão na faixa de 50 a 59 anos, o que significa 40,6% do percentual total. Para Luiz Horta, esses números indicam o nível de confiança que têm em sua equipe, já que a maioria dos funcionários está há muitos anos realizando o mesmo trabalho e detêm grande experiência nas áreas em que atuam.

O SAAE pretende diminuir as horas extras dos funcionários, já que representam um gasto considerado alto. A intenção é aumentar a jornada de trabalho de 6 para 8 horas.

Quanto aos investimentos previstos em relação à água, foram listados:

• controle de perdas (setorização);
  • construção de ETAs (Estações de Tratamento de Água) no Rio Paraíba do Sul;
  • perfuração de quatro poços artesianos;
  • remanejamento e implantação de redes;
  • rebaixamento de Adutora;
  • troca de tubulações antigas de ferro fundido;
  • recadastramento (geoprocessamento) e
  • compra de hidrômetros.

Sobre os investimentos referentes ao tratamento de esgoto, estão programados:

• construção de uma bacia de contenção para caçamba de resíduos existentes e
  • aquisição de mais uma caçamba para contenção de resíduos, com objetivo de troca.

Os vereadores Diego Miranda e Antônio Carlos Marciano questionaram o número de buracos existentes na cidade e disseram que a população os tem cobrado com freqüência a respeito de atitudes a serem tomadas.

O diretor então esclareceu que farão o possível para arrumar todos o quanto antes. A quarta Operação Tapa Buraco teria início na quarta-feira (30/03), em que três toneladas de asfalto chegariam à cidade.

Encerrando a Audiência, outro ponto questionado foi o de aquisição de um rolo compressor para auxiliar no trabalho. O diretor Luiz Horta, porém, respondeu que até o momento a placa vibratória que o órgão possui tem realizado um bom trabalho. As atividades começariam pelos buracos maiores, que têm causado maior prejuízo à população, gerando até mesmo acidentes no trânsito.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social / CMC

O áudio da Audiência Pública realizada em 17/03 está disponível neste link.