• Precisa de Informação? E-SIC
  • Atendimento ao público: 8:00 AM – 18:00 PM

ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO: LIGAÇÕES NÃO PODEM SER FEITAS EM LOTEAMENTOS IRREGULARES

Com emendas dos vereadores Antonio Carlos Marciano e Gabriel Fonseca, foi aprovado na última segunda-feira, dia 13 de maio, o Projeto de Lei apresentado pelo vereador Marco Aurélio Siqueira da Rocha , dispondo sobre autorização ao SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto para regularizar ligações de fornecimento de água e esgotamento sanitário em imóveis residenciais no município.  
A proposta original previa a concessão de autorizações mediante apresentação de documentos comprobatórios da propriedade ou posse mansa e pacífica ou direito real de uso sobre imóvel por um período mínimo de 1(um) ano, prazo aumentado para 5(cinco anos pela emenda modificativa de Gabriel Fonseca .
Outra importante e decisiva modificação foi aquela introduzida pela emenda de Antonio Carlos Marciano. O projeto excluia do benefício apenas imóveis residenciais construidos em áreas verdes e de preservação ambiental.  A  segunda emenda impede o SAAE de efetuar a ligação de água e esgoto em loteamentos irregulares ou ilegais, além de imóveis objeto de invasões e “sub judice".
A autorização para ligações, respeitadas as exceções, somente será válida para imóveis já edificados, devendo ser apresentado requerimento com a documentação no prazo máximo de 120(cento e vinte) dias a contar da data da publicação da lei.  
Por se tratar de um assunto importante e polêmico, o projeto foi acompanhado com muito interesse por moradores residentes em áreas problemáticas e amplamente discutido. Todos os vereadores ocuparam a tribuna para a exposição de seu pensamento e o debate serviu para abrir o debate sobre esse problema enfrentado pela comunidade que, por sua importância e por envolver interesses de centenas de famílias, deverá merecer doravante maiores atenções dos Poderes Legislativo e Executivo .
Luta antiga
Vale lembrar que não se trata de uma questão nova, ao contrário, há anos o tema tem sido debatido exaustivamente na Câmara, embora nas últimas Legislaturas tenha passado meio esquecido. O ex-vereador Carlos Roberto da Silva foi um dos maiores defensores da regularização dos loteamentos existentes no bairro do Itagaçaba e ferrenho crítico do loteador conhecido por “Zé Mocinha”, inclusive juntando farta documentação durante sua luta a favor da regularização.
Após vários mandatos e não tendo o vereador logrado se reeleger, o assunto esfriou, somente voltando agora a ser debatido largamente. E pelo que se depreendeu no interesse demonstrado pelos vereadores, o tema deverá continuar sendo debatido, até que seja encontrada uma solução para os moradores, independentemente do sancionamento ou não da lei proposta pelo vereador Marco Aurélio Siqueira da Rocha.

Image

Câmara Municipal de Cruzeiro: Mais transparência e participação para você!

Informações de Contato

Av. Major Novaes, 499 – Cruzeiro/SP, 12701-330 comunicacao@cmcruzeiro.sp.gov.br
Horário de Funcionamento:
8:00 AM – 18:00 PM
Telefone:
(12) 3143-7591

Inscrever-se no Newsletter

Cadastre-se em nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias e atualizações

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados Hera Digital

Image

Arrived compass prepare an on as. Reasonable particular on my it in sympathize. Size now easy eat hand how. Unwilling he departure elsewhere dejection at. Heart large seems may purse means few blind.

Address

California, TX 70240

Email

support@windstripethemes.com

Contact

+44-20-7328-4499

Get Subscribed!