Acessos: 22
Câmara Municipal de Cruzeiro lança a Escola do Legislativo de Cruzeiro

Aconteceu na última terça-feira (16/12) a Sessão Solene de lançamento da ELECRUZ – Escola do Legislativo de Cruzeiro. Compuseram a mesa o presidente da Câmara, Paulo Filipe; a senhora Nelly Castanheiras, presidente da Associação Paulista das Escolas do Legislativo do Estado de São Paulo; o reitor do Centro Universitário Teresa D’Ávila de Lorena (Unifatea), Carlos Alexandre Miglinski; o vice-prefeito José Rogério; e a diretora acadêmica da Faculdade de Ciências Humanas do Estado de São Paulo (Facic), Jheniffer Giovani.No plenário, acompanharam a solenidade o vice-diretor da Facic, Iago Aguiar; Rafael Ferreira, supervisor da RCC Brasil do Ensino a Distância; o chefe de gabinete, Bruno Martinoli; o secretário de Administração, João Vaz; além dos vereadores Babu Branco, Eunice de Cássia, Marinho da Marron, Tatiana Nascimento, Edson Coutinho e Juninho Bibi. O encontro teve início às 19h e foi transmitido pelo site oficial da Casa de Leis.
Ao abrir a solenidade, o Coordenador de Comunicação e Secretário Geral, Miguel Junior, ressaltando a importância da criação da Escola do Legislativo de Cruzeiro. “Mais do que um espaço de capacitação, a ELECRUZ surge como um ambiente de aprendizado contínuo”, afirmou, ressaltando o incentivo à participação ativa da sociedade e o fortalecimento do diálogo com a comunidade.
Na sequência, o presidente Paulo Filipe ressaltou que Cruzeiro será a primeira cidade do Vale do Paraíba a instituir a Escola do Legislativo, destacando a iniciativa como uma “virada de chave” nos trabalhos legislativos do município. Segundo ele, a proposta contribui para o fortalecimento da credibilidade do Parlamento e para a promoção de transformações internas e externas. “A partir da cultura e da educação, nós iremos revolucionar o entendimento do Legislativo Municipal”, afirmou.
Na tribuna, o vice-prefeito José Rogério parabenizou o presidente da Câmara pela iniciativa de criação da Escola do Legislativo de Cruzeiro, destacando a relevância do projeto para o fortalecimento da cidadania e colocando o Poder Executivo à disposição para oferecer total apoio à implantação da iniciativa.
Dando continuidade à solenidade, foram apresentadas as primeiras instituições parceiras da Escola do Legislativo: o Unifatea Lorena e a Facic. Na ocasião, o reitor do Unifatea, Carlos Alexandre Miglinski, e a diretora acadêmica da Facic, Jheniffer Giovani, destacaram a importância da iniciativa e manifestaram apoio ao projeto.
Representando a Associação Paulista das Escolas do Legislativo do Estado de São Paulo, a senhora Nelly Castanheiras fez uso da palavra e destacou a importância das Escolas do Legislativo como instrumentos de educação cidadã, fortalecimento institucional e aproximação entre o Poder Legislativo e a sociedade.
Na mesma ocasião, foi apresentado o Participa+, novo aplicativo da Câmara Municipal de Cruzeiro, com o objetivo de ampliar a participação popular, a transparência e o acesso da população às informações e ações do Legislativo. A apresentação foi conduzida por João Vitor Onofre, representante da empresa AMZ, responsável pelo desenvolvimento da plataforma.
Em cumprimento à legislação em vigor, a Câmara Municipal realizou a entrega das placas de Cidadão Honorário aos vereadores reeleitos presentes na solenidade, Babu Branco e Paulo Filipe, conforme legislação vigente.
Encerrando a solenidade, o presidente da Câmara, Paulo Filipe, agradeceu pela presença de todos e ressaltou o compromisso do Legislativo Municipal com iniciativas voltadas à educação cidadã, à transparência e à aproximação com a sociedade.
