
Na última Terça-feira (08), às 18h, a Câmara Municipal de Cruzeiro realizou a 28ª Sessão Ordinária de 2026, no Plenário da Casa de Leis, localizado na Avenida Major Novaes, nº 499. A sessão contou com a presença de todos os vereadores e foi transmitida ao vivo pelo site oficial da Câmara Municipal.
No Pequeno Expediente, foi apresentado o Processo nº 1573/2026, de autoria do vereador Douglas Duarte Masulck que dispõe sobre a denominação da rua 11, localizada no loteamento Sami Haddad, no Munícipio de Cruzeiro/SP, que passa a denominar-se Rua Pastor Antônio Rosa, e dá outras providências.
A vereadora Eunice de C. Nascimento apresentou o Processo nº 1589/2026, que dispõe sobre a regulamentação da circulação de bicicletas elétricas, ciclomotores e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos nas vias públicas do Município de Cruzeiro, estabelecendo medidas de segurança e o uso de equipamentos de proteção e dá outras providências.
Nos requerimentos de informações, o vereador Higmar da Silva Lopes apresentou o Processo nº 1570/2026, que requer informações sobre a GCM.
O vereador Sérgio Antônio dos Santos apresentou o Processo nº 1536/2026, que concede Voto de Aplauso à Dra. Juliana Oliveira, pela inauguração da Orli Clinic – Clínica Odontológica, ocorrida em 18 de agosto de 2026, no Município de Cruzeiro/SP.
Os vereadores Carlos Eduardo de O. Ferreira da Silva, Sérgio Antônio dos Santos e Eunice de C. Nascimento apresentaram o Processo nº 1556/2026, que concede Voto de Aplauso para os policiais militares da 4ª CIA de Cruzeiro.
O Processo n° 1564/2026, de autoria do Douglas Duarte Masulck, que concede Voto de Aplauso ao Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – INSA Oratório, pela celebração de seus 107 anos de história, dedicação e relevantes serviços prestados à educação e à comunidade de Cruzeiro.
O vereador Paulo Filipe da Silva Almeida apresentou o Processo nº 1588/2026, que concede Voto de Aplauso para Aquiles.
Também de autoria dos vereadores Carlos Eduardo de O. Ferreira da Silva, Sérgio Antônio dos Santos e Eunice de C. Nascimento, o Processo nº 1590/2026, que concede Voto de Aplauso ao Jornal Folha Valle, em reconhecimento aos seus 13 anos de trajetória, dedicados à comunicação, ao jornalismo e ao compromisso de manter a população do Vale do Paraíba, Vale Histórico e região permanentemente informada sobre os principais acontecimentos que marcam a vida de nossas cidades.
A vereadora Tatiana A. do Nascimento apresentou o Processo nº 1584/2026, que concede Voto de Pesar à família de Tatiane Santiago Bitencourt, pelo seu falecimento, ocorrido no dia 07 de setembro de 2026.
Também de autoria da vereadora Tatiana A. do Nascimento, o Processo n° 1553/2026, dispõem sobre Voto de Pesar à família de Júlio Cezar de Paula, pelo seu falecimento, ocorrido no dia 31 de agosto.
Na Ordem do Dia, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 29/2026, de autoria do vereador Anderson Ferrer Pereira, que dispõe sobre Título de Cidadã Cruzeirense à Pastora Geisa.
Foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 30/2026, também de autoria do vereador Anderson Ferrer Pereira, que dispõe sobre Título de Cidadão Cruzeirense ao Pastor Isac.
Após a apresentação das indicações, o presidente Paulo Filipe da Silva Almeida encerrou a Sessão Ordinária.